O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

A ESSÊNCIA DO RACISMO

Dylann Storm Roof, de 21 anos, acusado de matar nove pessoas no interior da Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel em Charleston, na Carolina do Sul, aparece num site com um manifesto de supremacia branca, posando com armas e queimando uma bandeira americana ao visitar locais históricos do sul do país onde se encontram sepulturas de soldados confederados.
Os confederados representavam o exército que defendia o Sul escravagista durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, uma guerra ainda não passada a limpo. Tanto que Roof despreza o patriotismo conforme hoje é posto em prática pelos americanos, fingindo que têm algo do que se orgulhar, enquanto brancos a cada dia perdem mais espaço para os negros nas ruas.
Roof vai ao âmago dessas abomináveis teses racistas: “Qualquer um que pense que brancos e negros são diferentes por fora, mas de alguma forma são iguais em seu interior, como num passe de mágica, só pode estar delirando. Como poderia nossa pele, rosto, cabelo e a estrutura do nosso corpo ser diferente, mas nosso cérebro ser exatamente o mesmo? Se negros têm QI mais baixo, controle dos impulsos mais baixo e níveis mais elevados de testosterona. Somente esses três quesitos já são por si só uma receita para o comportamento violento”.
Tem cabimento Roof recriminar a violência dentre os afro-americanos, se ele foi capaz de matar um grupo de pessoas em plena leitura bíblica numa das mais tradicionais igrejas americanas? Quando foi aceito pelo grupo para assistir ao tema em debate, sem que lançassem dúvida por ele ser branco. Um verdadeiro tiro pelas costas. Num impulso mais baixo ou fruto de sua cabeça privilegiada capaz de arquitetar um plano diabólico como o de assassinar pessoas com muita fé em Deus? Por outro lado, incomodar-se com testosterona é o maior sinal de machistas e primitivos invejosos com a lenda do tamanho do pênis e da sexualidade dos negros, que não é de hoje. Na verdade, mal escondendo um grave sentimento de inferioridade quanto aos negros, associando de forma ignorante e estúpida à suposta maior potência advinda da testosterona, a capacidade de procriar mais. Típico do confronto entre deprimido de um lado e, no outro corner, a alegria de viver.
Roof significa telhado em inglês. Telhado de vidro. Apesar de Charleston ser a cidade mais histórica de seu estado, não tem um skinhead, nem um Ku Klux Klan verdadeiro, ninguém fazendo nada além de comentar na internet. Roof achava que sua missão era fazer algo em favor da supremacia branca no mundo real.
Tem certas pessoas que vêm ao mundo para restarem encarceradas em seu próprio destino, no fim que resolveram abraçar, penando numa solitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias