ESCRAVOS DO MITO
05 de Maio de 2003
O homem veio sendo forjado ao longo dos
séculos a partir de estereótipos que só refletem a falta de conhecimento
real sobre como lida com as emoções. Desencadearam uma torrente de
preconceitos baseados no julgamento de seus hábitos que implicaram em
generalizações. Falsas ou verdadeiras.
Dois mitos do cinema americano, John Ford e John
Wayne, em simbiose mítica, criaram a figura do herói americano por
excelência nos filmes de western. Precursores de outra parceria,
De Niro e Scorsese . O representante máximo do desbravador durão,
corajoso, bom de briga, materializado no boxe, luta livre e no vale-tudo
de esportes cuja marca do destino é o polegar pra baixo do imperador
romano no Coliseu, em pleno chilique de lançar os cristãos na bocarra
dos leões.
Os títulos dos filmes por si só já eram
significativos, “No Tempo das Diligências”, “O Delator”, “As Vinhas da
Ira”, “Paixão dos Fortes”, “Sangue de Heróis”, “Rastros de Ódio”,
“Depois do Vendaval” e, o melhor de todos os tempos, “O Homem que matou
o Facínora”.
O ícone do individualismo. Encarnam o solitário
dos caubóis para serem examinados pelas mulheres, de longe, um charme!
Representam o mal humorado, que atrai a incauta a se iludir na conversão
à causa da felicidade. Interpretam o amargurado, que atrai a semelhante
para partirem o bolo de casamento. Finalmente, o vingativo, que trama as
maiores armações para derrubar quem lhe rejeitou ou tentou amoldá-lo a
seu jeito - sai de perto desse!
Gostam de incutir na mulher, por trás da
carranca, um senso de lealdade, dever e respeito. Bons costumes e
tradição mascaram interesse e comprometimento, superando qualquer
pormenor adverso na sua personalidade - o apreço ao conservadorismo. No
Velho Oeste, ela era tratada como um ser frágil com obrigações
estritamente domésticas cabendo a ele responder ao ambiente hostil e
árido. Mudou o sexo frágil e congelou a imagem de sujeito valente e
decidido, criada para compensar a falta de talento.
Em amar as mulheres pelas quais se declara, jura
e se ajoelha perante Deus no altar.
Sem jamais querer demonstrar.
Perante a família, que examina a sua
autenticidade. Perante você, que acredita, por pensar que ele sente
igual. O que constitui o maior foco de irritação e desequilíbrio nervoso
da mulher diante de um gênero de sentimento, catalogado para fins
científicos como sendo a pasmaceira.
A estratégia consiste em criar um tipo e mentir
no seu real, pois todos compram a sua mentira, já que a verdade se
demora a descobrir. E para que encarnar a verdade, se está se dando bem?
Se todos o admiram. Quando jura juntar corpos somente com envolvimento,
demonstra uma sensibilidade à flor da pele e maneja uma flexibilidade de
entortar a espinha.
O que mais desejamos, enquanto amamos, é ser
admirado, pouco importando se nos tornamos escravos do mito. É um
presente de Deus, basta saboreá-lo. E se tornar um presente de grego? Um
autêntico cavalo de Tróia, que se intromete no seu percurso e muda o
rumo nas suas barbas, sem que seja capaz de interpor um mísero gesto
para impedir que a ilusão converta uma paixão vagabunda num bolo de
noiva.
Bastou ser excluído da lista dos melhores
restaurantes franceses na classificação do Gault Millau, para o famoso
chef de cuisine francês Bernard Loiseau se suicidar com um fuzil de
caça. Um tiro de misericórdia num sultão da culinária que não aceitou
ser rebaixado a eunuco.