O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

DESILUSÃO É A VISITA DA VERDADE

Segundo Chico Xavier, “a desilusão é a visita da verdade”, abrindo a porta para alargar sua visão e não se deixar levar pelas ilusões ou mentir para si ou até mesmo interromper a mentira alheia. Visto a verdade, via de regra, incomodar, costumando acovardar quem não a enfrenta, amedrontado por recear perder o mundo à sua volta, e a colocar panos quentes para apaziguar os ânimos diante de confusões que se instauram e nunca cessam de nos perturbar.
Se uma decepção surge sem bater na porta, é para sinalizar aos que estavam enganados a respeito de seres humanos, juízos firmados e expectativas quanto à mentira, à omissão ou aos panos quentes, que nunca retiram do impasse o intimidado pelas provações na presente encarnação, que apenas disfarçam o que de fato o incomoda e o que não deseja ser revelado. Precisa de amigos valiosos que lhe entendam os propósitos, esquecido de que as afeições, tanto quanto as plantas, reclamam do cultivo adequado.
Quanta infelicidade dos que fogem às suas responsabilidades e tentam se esconder nas frestas por onde passam! A infelicidade não é somente para aqueles que apenas veem o presente, circulando pela miséria, inundado em lágrimas, esbarrando no credor exigente e com o coração partido, premido pela angústia da traição, dentre outras circunstâncias adversas. Mas a verdadeira infelicidade está mais para as consequências de um fato do que nele próprio. Ou não é na realidade mais infeliz do que aquele fato que à primeira vista causa uma viva contrariedade, mas que posteriormente acaba produzindo o bem?
As provações, credoras impiedosas e implacáveis de nosso Espírito, observam nosso repouso enganador embalado pelas ilusões, podendo nos despertar com infortúnios se perceber nossa alma enfraquecida pela indiferença, tendendo à alienação. Quando a consciência se torna estranha a si mesma, afastada de sua real natureza, que equivale à realização plena de sua essência espiritual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias