X

RESILIÊNCIA

Resiliência é o termo que entrou na ordem do dia. Significa destinar a capacidade humana à superação, vencendo os dilemas que se apresentam na vida ao procurar uma pronta resposta que seja constante, até para se adaptar às mudanças impostas pelos problemas ou mesmo quando ocasionados pela má sorte. 
A resiliência é um conceito emprestado da Física pelos estudiosos do Desenvolvimento Humano, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse, sem ocorrer algum tipo de ruptura. 
A capacidade de agir diante dos obstáculos, de gerar soluções, de buscar alternativas e mover-se, é inerente a todo indivíduo. Então por que é mais fácil para alguns desenvolver resiliência do que para outros? Fatores ligados aos estímulos recebidos em contraposição às resistências oferecidas, quando não limitações, durante o processo de desenvolvimento cognitivo, contribuem para definir o grau de resiliência que um indivíduo é capaz de desenvolver. No entanto, é possível, mesmo depois de adulto, adestrar-se e desenvolver a habilidade de ser resiliente, mostrando-se disposto a quebrar paradigmas, a desafiar e reformular suas próprias crenças e permitir-se uma nova forma de pensar a partir de impulsos e estímulos que lança ao ar para rever seus próprios conceitos. É direcionar a mente para, no levantamento de todas as possibilidades, testá-las e eliminá-las ou aproveitá-las, até o conjunto vislumbrar uma solução que implicará num funcionamento melhor de ser de seu espírito. De tal modo que nossas competências subjetivas possam ser treinadas e exercitadas à exaustão para que encontrem o seu pleno funcionamento, assim como um músculo precisa ser exercitado para ganhar forma, tamanho e tonicidade. 
Logo, faz-se necessário também ser disciplinado e comprometido para tornar-se resiliente e preparado para a superação, pondo-se no caminho certo para ir em busca de seus sonhos. O que quer dizer que resiliência é uma peça importante nessa aprendizagem sem fim que é a vida.
Antonio Carlos Gaio:
Related Post

Este site usa cookies.