O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

CAPÍTULO 229 – QUAL É O SENTIDO DA CARIDADE PARA O ESPÍRITA?

O verdadeiro sentido da palavra caridade para o espírita. Tal como Jesus a compreendia, significa a boa vontade ou a benevolência para com todos, a indulgência para com as imperfeições dos outros e o perdão pelas ofensas.
A caridade não é restrita à esmola, como todos pensam. Enquanto tu dormes ao abrigo do frio, não se lembra de milhares de irmãos teus, iguais a ti, emborcados na sarjeta. Ora, serei eu igual a este miserável que se veste de trapos? Ou não é teu semelhante o infeliz que passa fome? Concordarás em lhe dar uma esmola, mas nunca em lhe apertar fraternalmente a mão. Ofendendo o orgulho e a arrogância de quem é assim observado e chamado à atenção.
Quem te garante que também já não foste um miserável que pedia esmola? Quem sabe um dia não a pedirás àquele mesmo que desprezas hoje? Não acabam para ti as tuas riquezas que imaginavas eternas, como o corpo envoltório perecível de teu Espírito? Lança, enfim, os olhos sobre a realidade das coisas deste mundo e sobre o que resulta em superioridade e a inferioridade no outro. Curva a fronte orgulhosa, que Deus pode rebaixá-la no momento em que a elevas mais alto. Todos os homens são iguais na balança divina, apenas as virtudes os distinguem aos olhos de Deus. Todos os Espíritos possuem a mesma origem e todos os corpos são moldados da mesma massa, de nada servindo o peso de nomes e títulos.
A caridade engloba todas as relações que nós temos com os seres humanos. A todos nós que sofremos as injustiças dos homens, a caridade nos comanda a ser indulgentes, já que precisamos até para nós mesmos. A caridade nos proíbe de humilhar o desafortunado, contrariamente ao que se pratica com frequência.
A ducentésima vigésima nona intervenção espiritual, em 29 de novembro de 2024, se iniciou com cânticos no intuito de abrir caminho para os espíritos curadores, prosseguindo com a leitura de “Vinha de Luz”, 137 (“Vida conjugal”), de Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel, e estudo preliminar do capítulo 7 (“Bem-aventurados os pobres de espírito”), item 12 (“O orgulho e a humildade”) do livro de Allan Kardec, “O Evangelho segundo o Espiritismo”.
Segundo o Espírito do Dr. Bezerra de Menezes, o médico dos pobres, o saber está muito abaixo da caridade, ou seja, de voltado para fazer o bem. O saber pode nos elevar na hierarquia espírita, mas não contribui para o restabelecimento da ordem perturbada pela cadeia dos homens maus. O saber nada expia, nada resgata, em nada influi sobre a justiça de Deus. A caridade, ao contrário, expia e apazigua. O saber é uma qualidade; a caridade, uma virtude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias