« LINKEDIN
Antigamente se dizia que o sujeito estava ficando gagá ou esclerosado ou lelé da cuca ou mesmo maluco de pedra. Depois o mundo foi mudando e evoluindo, tornando-se mais científico e estudando-se mais as causas que perturbam nossa cabeça.
Progredimos para enfrentar o mal de Alzheimer, uma condição neurodegenerativa em ascensão que afeta principalmente a memória, o pensamento e o comportamento. São problemas como completar tarefas que antes eram fáceis, o afastamento de amigos e familiares e a confusão sobre locais, pessoas e eventos.
Em paralelo, para nos confundir mais ainda e nos assustar, se identificou a demência, a partir do declínio progressivo da função cognitiva, afetando a memória, o pensamento, o raciocínio e a capacidade de realizar atividades diárias.
Até chegarmos na falta de cognição, tornada célebre quando Biden ficou impedido de disputar com Trump a presidência dos EUA. Falta de cognição refere-se à dificuldade em processar informações, resolver problemas e tomar decisões.
Todas as enfermidades são primas entre si. Podem ser causadas por diversos fatores congêneres, desde condições médicas até o envelhecimento natural, e variar conforme a gravidade da incidência.
Em suma, estamos fadados a padecer de doenças mentais em nosso processo de maturação, difícil escapar. Isso para não falar dos problemas de locomoção. Não é chegada a hora de rever seus valores antes que o espírito do Apocalipse o visite sem avisar?
Observe que o Apocalipse nem sempre vem nos apanhar para ingressar no outro Plano. Por vezes, para mudar os nossos rumos, o quanto antes, a lembrar que ainda estamos aqui. É possível, se tivermos fé. É o maior combate a ser enfrentado em nossa encarnação, quando muitos desistem ou já entregaram os pontos, por vezes sem transparecer, ao não dar mais conta de sua existência. Ou, então, se remetem a uma insignificância chocante ou quase deixam de falar, dando margem a que Alzheimer ou demência ou falta de cognição ocupe nossa mente.
Pena que o ser humano receie abordar tamanho drama que costuma vir embalado no processo de envelhecimento, por puro medo do fantasma cuja origem desconhece e que teme perturbar sua mente. Como haverá clima ou encontrará espaço para rever seus valores? Nessa idade ou etapa da vida, as esperanças costumam rarear ao não descobrir mais em si estímulo suficiente para dar sequência ao enfrentamento com as atribulações que lhe são destinadas.
Só se houver fé, muita fé.
Deixe um comentário