O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Recentes
Arquivo
Arquivo
janeiro 2022
D S T Q Q S S
« dez    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

A LIMPEZA DE NOSSA MENTE

Nossa mente é a extensão de nosso lar.
Portanto, sujeito a ser sujo ou cuidadosamente limpo, só depende de nós. Contudo, não costumamos dispensar à mente os cuidados a que nos habituamos tratar os ambientes em que vivemos ou trabalhamos. Quem pensaria em deixar sua casa ou escritório cheios de sujeira, acumulando lixo e infestados de baratas e ratos?
Mas somos menos atenciosos com a mente, permitindo que pensamentos pessimistas e sentimentos ruins encontrem trânsito livre para ocupar nosso coração. Chamando a atenção para os pensamentos de revolta, inveja, ciúme e ódio, ensejando terreno para cultivar desejo de vingança, rancor e infelicidade. É como se estivéssemos enchendo a mente com material pútrido.
Sem contar a angústia que acompanha esse desfile de malversação do espírito, com a mente atormentada atuando diretamente sobre o corpo e acarretando doenças e sofrimentos desnecessários. Contribuindo para o isolamento. Quando não estamos bem regulados espiritualmente, todos se apercebem do azedume de nossas palavras, do rosto contraído e veia na testa pulsando, tudo conspirando para que se afastem de nós, agravando nossa infelicidade.
A vigilância é essencial para quem deseja a mente saudável, observando cada pensamento que tenta se infiltrar e analisando sua natureza, se vem para acrescentar ou para deprimir. Estando alerta para arrancar como erva daninha tudo o que possa nos prejudicar ao identificarmos dentro de nós pensamentos que visam a nos tirar do prumo e desestabilizar, fazendo-nos sentir impotentes para combater os maus espíritos.
Sempre podemos pedir auxílio a Deus. Nestas circunstâncias, um pedido de socorro para suportar a impotência que carregamos diante da grandeza que a encarnação representa. E aprender a orar ou a orar mais para atrair força moral, na esperança de que venha o auxílio necessário em seu socorro. Mas é importante trabalhar para ser merecedor da ajuda que Deus vier a nos mandar, não podendo haver acomodação. E anulando cada mau pensamento com as atitudes adequadas, o sorriso inconfundível, as boas leituras. Em vez da maledicência, as conversas saudáveis. No lugar da crítica ácida, optar pelo elogio ou pela observação construtiva. Se alguém o ofender ou torná-lo objeto de descaso, procure aparar o golpe, não devolvendo na mesma moeda, esvaziando a agressão. Quem sabe um dia Deus não lhe propiciará a oportunidade de ser útil ao agressor?
Todo dia serve para iniciar a faxina de nossa mente. Comece já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias