O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Recentes
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

A NATUREZA HUMANA É BOA?

Nascemos como seres inocentes, de índole boa, cuja natureza humana só poderá ser adulterada conforme o meio for atuando para nos testar quanto à maldade que nos espreita em cada esquina. 
A maldade mostra sua cara para sermos avaliados quanto ao emprego da atitude correta em vez do uso desmesurado da raiva que implica numa campanha de descrédito dirigida a quem for antipático, desaprovado ou inspirar desconfiança. Colocando em xeque sua capacidade de perdoar e reverter seu estado de espírito. 
Portanto, o Mal teria o seu lugar em nosso mundo e não seria essencialmente antinatural, conforme Confúcio apregoava. Posto que a Natureza faz com que nós, seres humanos, pareçamos uns com os outros e nos agreguemos para aprender a conviver com nossas diferenças e inúmeros erros cometidos. O modo como somos criados e educados nos torna diferentes e, por vezes, leva-nos ao afastamento uns dos outros.    
O que pesa no convívio é o sentido próprio de justiça com que cada homem distingue sua trajetória. Quando a livre argumentação soa como absurda e irracional, irritando a ponto de considerá-la uma ofensa à nossa sensibilidade. Para não sobrevir o descontrole, nos fechamos em copas para não parecer deseducado e intempestivo, guardando um punhado de mágoas. Sem nos lembrarmos do arrependimento, sempre presente depois do ressentimento. 
É um momento em que o ser humano dispensa qualquer conselho ou apoio para desviar sua ira, pois de nada vale estender a mão àqueles que não querem se ajudar a si mesmos. Preferem ficar possuídos pela cólera. Pelo Mal. Pelo vício do ódio gratuito.
Quando a maior glória não é manter-se de pé ao longo da vida, mas erguer-se a cada tombo, ao observar o Céu do ponto de vista do chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias