O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

A PAIXÃO VERTIDA ATRAVÉS DO OLHO CLÍNICO DE SÁBIOS E PENSADORES

Quem enaltece a paixão e a eleva ao melhor dos mundos. “A paixão aumenta em função dos obstáculos que se lhe opõem.” – Shakespeare. “Os homens que se emocionam com as paixões são capazes de ter mais doçura na vida.” – Descartes.
Quem pensa a paixão como um instrumento manipulador que só serve para nos desestabilizar, senão transformar-se num inferno. “A ambição de poder é a mais forte de todas as paixões.” – Tácito. “A razão também tiraniza algumas vezes, como as paixões. – Marquês de Maricá. “As paixões, quando mandam em nós, são vícios.” – Pascal. 
Uma reflexão equilibrada sobre os benefícios da paixão. “O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera.” – Jung. “As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos.” – Descartes. 
Uma ode à paixão. “São as paixões e não os interesses que mandam no mundo.” – Émile-Auguste Chartier. “Não há nada como as paixões e as grandes paixões para elevar a alma às coisas grandes.” – Diderot. “A música oferece às paixões o meio de obter prazer delas.” – Nietzsche. 
Quem acha a paixão uma ilusão. “Os piores escravos são aqueles que estão servindo constantemente às suas paixões.” – Diógenes.
Um elogio à loucura da paixão. “Nada grandioso no mundo foi realizado sem paixão.” – Hegel. 
O mais inteligente na paixão. “As paixões humanas não passam dos meios que a natureza utiliza para atingir os seus fins.” – Marquês de Sade. “As paixões perdoam tão pouco quanto as leis humanas, e raciocinam com mais justeza: não se apoiam elas numa consciência que lhes é própria, infalível como o é um instinto?” – Honoré de Balzac. 
Quem ficou com ódio da paixão. “Não podemos evitar as paixões, mas podemos vencê-las” – Sêneca. Logo o mestre do hedonismo e do prazer!
A paixão materializada no discurso. “Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade.” – Bertrand Russel. “Na realidade, talvez não exista nenhuma de nossas paixões naturais tão difícil de subjugar como o orgulho. Disfarce-o, lute com ele, derrube-o, sufoque-o, humilhe-o tanto quanto desejar, e ele ainda está vivo, e aparecerá de vez em quando e se mostrará.” – Benjamin Franklin. “As paixões, sejam elas violentas ou não, nunca devem se expressar quando chegam a um ponto desagradável; a Música, mesmo nas piores situações, nunca deve agredir aos ouvidos, mas sim cativá-los e continuar sempre Música.” – Wolfgang Amadeus Mozart. 
O bom senso na paixão. “A razão prevalece na velhice porque as paixões também envelhecem.” – Marquês de Maricá. 
A paixão que não quer calar: “No gelo da indiferença ocultam-se as paixões” – Florbela Espanca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias