O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

A VIDA PODE NOS SURPREENDER

A vida sempre pode nos surpreender.
Por uns tempos, obriga-o a fazer tudo diferente do que consistia sua rotina, tendo que acordar bem cedo e obedecer a outras tarefas em ritmo mais lento, desviando-o para o que nunca imaginou dentro de um prazo que não previu. E, para total surpresa, perceber que dá conta do riscado, sentindo-se renovado e capaz de ir além dos seus padrões, o que amplia em muito suas possibilidades. Entende como essa situação antiga o limitava e, de tão sutil, o induzia a pensar que era adequada e o protegia, quando, na verdade, o afastava do que sua alma queria – somos levados a descartar perfis e a nos enquadrar em outros porque, de boa-fé, cremos que esse é nosso modo autêntico de ser.
Foi então que percebi como me encontrava limitado por tensões provocadas por uma obsessão que julguei ser afinada com o meu espírito, mas que me vinculavam a uma forma de agir onde estava exercendo apenas uma parte do meu ser, enquanto uma outra parte minha era impedida de atuar porque sequer eu dava a ela uma oportunidade de se revelar.
Contudo, o Universo, em sua imensa sabedoria, colocou-me em uma situação crítica em que eu poderia correr risco de vida se o Mal avançasse, e pude ver que, muito além do meu status atual em que me acomodara, há muito mais por ser descoberto e desenvolvido na vida. Já que temos a mania de catalogar verdades que se tornam incontestáveis até o dia em que se esfarelam ou evaporam no ar, à medida que ousamos desafiá-las. Algumas dessas catalogações são tão claramente negativas que trabalhamos para superá-las porque sabemos que elas restringem nosso poder de ação. Outras, que talvez sejam as mais perigosas, são tão sutis e imperceptíveis que cremos que elas operam em nosso favor e, por isso, não há nada a fazer para nos libertar, permanecendo atrás das grades de onde não queremos sair porque nem tomamos conhecimento dessas falsas verdades – essas são as piores prisões.
Depois de me descobrir livre para ir em direção ao que eu mais temia por não me considerar apto para dar um passo de tamanha importância, o que faria com que me envolvesse no projeto sem dar margem a recuos, entendi que a liberdade passa longe de qualquer coisa predeterminada que o impede de experimentar novos voos para se expressar. Temos a mania de nos agarrar ao falso conforto de pensar que sabemos quem somos, de como devemos agir em tal situação para nos sentirmos bem, de nos iludir imaginando estar tudo sob controle, e isso nos leva a congelar tentando nos repetir, estagnados em modos de ser e de viver que nos limitam e manietam, sem nos darmos conta do processo como um todo – perdendo a chance de fluir com a vida.
Se você puder entender que as coisas não acontecem por acaso, terá mais segurança para aceitar o incompreensível. Não insistindo em não compreender o real significado das coisas. E por surgirem algumas surpresas inesperadas que vão contra a realização das suas expectativas. Talvez sua visão sobre sua vida esteja um pouco comprometida por se sentir ferido no amor-próprio e por melindrar-se com facilidade, o que acaba distorcendo a realidade.
A chave não é trocar um jeito de ser por outro, porque pode implicar em trocar uma prisão por outra. E sim estar aberto ao que a vida nos traz para surpreender, embora, à primeira vista, possa parecer assustador e extremamente dolorido, sob a ameaça de que seus sonhos se arruínem.
A vida sempre pode nos surpreender se dermos espaço para ela entrar.

3 Comentário para A VIDA PODE NOS SURPREENDER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias