O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Recentes
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

ESPIRITUALIDADE ATRAVÉS DA ÍNDIA

Como dizia Buda, somos o que pensamos; tudo o que somos surge com nossos pensamentos; com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo. Contudo, quanto mais deixamos de lado a arrogância pautando a reafirmação de nossos pensamentos, tanto mais crescemos fundados na humildade. Onde está o motivo para as brigas, segundo Mahatma Gandhi, se as religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto? Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? Melhor ainda o fará, quando tu falares “cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio” (provérbio indiano). Já que a essência de toda a vida espiritual é a sua atitude para com os outros, sussurra o Dalai Lama. Em harmonia com Jiddu Krishnamurti, que declara ser a forma mais elevada da inteligência humana a capacidade de observar sem julgar – o mais árduo de todos os predicados. Experimenta primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realiza inovações no seu próprio interior antes de querer transformar o mundo, orienta o Dalai Lama.
O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam humilhar os outros para se sentirem fortes, lembra-nos Mahatma Gandhi. Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima, assevera Buda. A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira e já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos, repete Mahatma Gandhi, sem se cansar.
Paramahansa Yogananda nos incentiva a alimentar apenas amor em nosso coração, pois quanto maior for nossa aliança com o bem, maior será o bem em nossa vida. Prossegue com quaisquer que sejam as condições que eu tenha que enfrentar, sei que elas representam o próximo degrau na minha evolução. E aceitarei de bom grado todos os desafios, porque sei que dentro de mim estão a inteligência para compreender, o amor para aceitar e o poder para superar.
Pois a vida não é uma pergunta a ser respondida, é um mistério a ser vivido, abre os nossos olhos Buda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias