O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Recentes
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

ESQUELETOS NO ARMÁRIO

Se a foto é de Vladimir Herzog, o clima é de terror, humilhação e degradação. Se é de seu sósia, era uma operação para desmoralizar o padre vermelho junto à comunidade católica. E nudez assim exposta não ofende apenas a muçulmanos. Se assassinato ou suicídio, somente o tempo se encarregará de colocar em pratos limpos – Pinochet que o diga. Os relatórios e laudos a respeito transparecem a tábula rasa da psiquiatria, o anti-semitismo mesclado à exaltação do arrependimento do comunismo pagão à conversão democrata cristã.
A cúpula dos quatro poderes é enfática ao afirmar que não há motivação para revolver os esqueletos do passado. Um malquisto retorno à radicalização ideológica. Uma ação pequena reavivar revanchismos. Corre-se sempre o risco de posicionamentos e convicções ainda não terem falecido. Tudo que não foi bem enterrado ameaça ressuscitar – Lázaro que o diga. Equivaleria a pensar que a reação iraquiana corresponde à violência dos que recusaram o diálogo, optaram pelo radicalismo e pela ilegalidade ao tomarem a iniciativa de pegar em armas e desencadear ações terroristas numa verdadeira cruzada.
Estimular discussões estéreis sobre conjunturas passadas a nada conduz. Zero em História. O ministro Viegas piora ao tentar tirar a matéria das páginas dos jornais para isolar a história no meio acadêmico, a ser analisada por historiadores. Mas como, se os registros operacionais da polícia política foram destruídos? Só se algum cabo Firmino, funcionando como cabo Anselmo, agir como um araponga ao revés. Em ato de contrição ou de insubordinação, o que vem a dar no mesmo.
Bem que o serviço de inteligência do Exército poderia ter se debruçado sobre os documentos da guerrilha do Araguaia, se ainda existissem, para descobrir como os subversivos José Dirceu e José Genoíno resultaram na atual política econômica submissa ao FMI. Investigar a gênese do comunismo, a ênfase no combate à ditadura e a rendição aos desvios burgueses, enfim, mergulhar no marxismo. Imagine eles desfrutando dos arquivos da KGB para concluir, com os olhos de hoje cravados no passado, que não valeu a pena os milhões de vidas humanas sacrificadas se a Rússia de Putin vota em Bush. Ficaríamos livres de ouvir que os arquivos da Aeronáutica se consumiram no incêndio do Aeroporto Santos Dumont.
Imagine se Getúlio Vargas não tivesse preferido entrar na História, o que não teria para dizer ao lado de Brizola no exílio? Pois se a França esmiúça até hoje se Napoleão morreu envenenado, já que pairava como uma ameaça à construção de uma nova ordem política pós-absolutismo. Não foi por outra que o diplomata Sérgio Corrêa da Costa somente agora publicou “Crônica de uma Guerra Secreta”, em que detalha as ligações de Perón com o nazismo. Um feliz refúgio de criminosos de guerra na Argentina em troca de engordarem as contas de Perón e Evita na Suíça.
Nós sempre estaremos às voltas com as perguntas de quem somos, de onde viemos e para onde vamos, preocupados com a nossa identidade, em por que depois da guerra queremos fazer amor.
Não existe prazo de validade para tirar um esqueleto do armário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias