O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

EXPIAÇÃO OU MISSÃO?

Os Espíritos não pertencem a uma mesma ordem. Todos se tornam melhores e avançam pelos diferentes graus da hierarquia espírita, segundo Allan Kardec, conforme se defrontam com o que a encarnação lhes impõe, se expiação ou missão. Podemos antecipar essa investigação aqui e agora. Se os infortúnios que desabam sobre nossa cabeça são obra e graça de nosso carma que devemos resgatar sob pena de encarnar de novo, seja por omissão ou por não findar a obra por completo ou por não termos compreendido o espírito da missão que nos foi confiada, não encarando as provações como castigo decorrente de culpa por algum mal causado. Crescendo e evoluindo a partir dos obstáculos postos à mesa para digerir, a significar que tudo está interligado, expiação e missão.
Por quê, então, a insistência em salientar os defeitos alheios, a indiferença dos corações que nos cercam, a zombaria de que se é vítima, a descrença dos progenitores, e os irmãos permanecerem endurecidos em suas convicções? A discussão áspera diante da observação infeliz e ingrata. Descuidando-nos do exame sério e do bom trabalho de retificação que nos cabe realizar a cada encarnação, caso contrário, tenderemos à falta de fé e ao consequente isolamento.
O espírito de uma rainha da França, em 1863, atestou quem melhor do que ela para não ter entendido a insignificância dos reinos da Terra, a reforçar “Meu Reino não é deste mundo!”, o epíteto de Jesus Cristo que ecoa até os dias atuais:
– O que levei comigo de minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada! A minha realeza nem sequer me acompanhou até o túmulo! Rainha eu era e acreditava entrar no Reino dos Céus! Que desilusão! Que humilhação! Quando, ao invés de ser recebida como soberana, vi acima de mim, mas bem acima, seres humanos que julgava serem insignificantes, a quem havia desprezado, por conta do sangue nobre.
Isso alcança os dias de hoje, aos ricos e poderosos, ou aos bem assestados financeiramente, ou aos remediados que se julgam um patamar acima, e correm atrás dos bens terrenos como se pudessem guardá-los para sempre. Desprezando os verdadeiros bens sólidos e duráveis, os únicos que nos seriam úteis para acessar à morada celeste, como a abnegação, a humildade, a caridade e a benevolência para com todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias