O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

NINGUÉM ESCAPA IMPUNEMENTE

Há quem pense que muitos nazistas proeminentes escaparam relativamente impunes ao fim do regime, como Karl Friedrich Guggenberger, que, no comando do submarino U513, a partir de janeiro de 1942, levou terror a qualquer embarcação aliada que passasse entre Rio e Buenos Aires – promissora área de caça por ser rota de passagem de suprimentos para os EUA e a Europa. Aos 27 anos, afundou 17 navios, levando 70 mil toneladas de carga para o fundo do mar e fazendo jus à condecoração com a Cruz de Ferro, a maior honraria do Reich. Até ser ridiculamente torpedeado por dois hidroaviões americanos, ele que havia torpedeado o porta-aviões britânico Ark Royal, em 1941. 
Apesar de 46 tripulantes terem morrido, Guggenberger sobreviveu para tripudiar dos americanos quando, detido no presídio de Phoenix, no Arizona, comandou a escavação de um túnel que desembocava a menos de 200 km da fronteira com o México, permitindo a evasão de prisioneiros de guerra dos EUA. Ele optou por não fugir para aguardar o fim da guerra, cursar a Escola Naval (facilitado por ter morado nos subúrbios de Nova York durante sete anos) e, já na Europa, reingressar na nova Marinha alemã, amplamente reformulada com o pós-guerra. Formou-se arquiteto e até ocupou um alto cargo na OTAN, reformando-se aos 57 anos já como almirante. 
Sabedor de que era considerado um dos queridinhos de Hitler, quando o Führer sonhava em se tornar onipresente nos mares e oceanos do planeta, Guggenberger demonstrou ter tutano para manter-se vivo se não lhe pesasse nas costas, gravada a ferro e fogo, a suástica do nazismo. Em 1988, aos 73 anos, Guggenberger desapareceu em passeio por uma floresta da Baviera – seus ossos foram encontrados três anos depois. Os judeus, em sua caçada inclemente aos nazistas, não deixaram pista. A infligir-lhes o suplício da perseguição e o drama na consciência, em retaliação ao que padeceram nos campos de concentração. Obrigando-os a pensar nas consequências de seus atos contra a nação hebraica. Como escapar impunemente a esse tremendo castigo, que decorreu de um somatório enraivecido de todas as perseguições, banimentos, guetos, processos inquisitórios e caça às bruxas, dos quais o povo judeu foi alvo ao longo dos séculos? 
O alemão não teve um dia tranquilo finda a 2ª Guerra Mundial. Provocou a união dos que se encontravam dispersos mundo afora contra a barbárie, uma ameaça constante, ainda presente, que trucida a quem quer que se oponha ou vá de encontro a uma nova configuração no sistema político de representação popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias