O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

PENSAMENTOS SOMBRIOS

Respostas para suas dúvidas? Não as procure fora. Você as encontrará dentro de sua própria alma. Contudo, pensamentos sombrios podem se apoderar de sua imaginação fértil. Mas não há outro meio senão investigar o que ocorre no seu âmago para deixá-lo impregnado de insatisfação e incapaz de pôr um termo num estado de coisas que o paralisam.
Voltar-se para um reexame de sua consciência é penoso e tende a oferecer resistência. Como acusar a si próprio, se obrigado, ao mesmo tempo, a se defender, sob pena de atingi-lo na sua autoestima e ser desvalorizado, a ponto de não se julgar suficientemente forte e fazê-lo desistir de buscar soluções? Mas quando os problemas se avolumam, você não tem outra saída. Recua, abandonando o orgulho e abrindo espaço para derrubar com um peteleco cada obstáculo aparentemente irremovível, acordando-o da letargia em que imergira.
É a emancipação da alma em curso. Se ao corpo é importante o repouso para a recuperação das forças físicas desgastadas pelo cotidiano, o espírito necessita se desdobrar infatigavelmente nas inúmeras chances que se afiguram como testes ou provações, das quais não devemos fugir. Senão, tendemos à inércia. São oportunidades que enriquecerão seu espírito quando dobrarem sua resistência e lhe tirarem a venda dos olhos para compreender que visões não são artes de um processo alucinatório. Vêm de recantos longínquos, numa projeção retrospectiva ou futurológica, legendada com salutares conselhos ou reconfortantes sinais de paz. Não há mais disputa nem ressentimento, difícil de aqui alcançarmos em função da loucura decorrente do materialismo nos atirar em abismos de confrontação e da insensatez, ampliando o campo do desespero que se alarga em todas as direções.
Ao se conscientizar de que é mais espírito do que carne, com uma alma sedenta por evoluir, você se despetala para que possa emergir um botão de flor que não mais será comido por ervas daninhas. Finalmente você saiu de seu casulo e perdeu o medo de voar para bem longe, em paragens outras que não estranham dar asas à imaginação. Onde não existe tesoura para cortar as asas e oferecer um formato para você se encaixar. Não duvide disso; caso contrário, manter-se-á acorrentado aos grilhões de sua fértil imaginação que, em leitura oposta, bem pode ser obra de uma fantasia mentirosa engendrada por pensamentos sombrios, a serviço de derrotá-lo e prostrá-lo com caraminholas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias