O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

SABER FAZER A LEITURA DO JOGO

Há que saber fazer a leitura do jogo. Até no futebol está se usando essa expressão, o que espanta num esporte que pouco evolui nas regras. De resultado imprevisível na maior parte dos jogos, fazer a leitura para evitar derrotas é de suma importância a fim de não decepcionar as massas, que procuram na alegria da vitória um bálsamo para suas almas.
 Os médicos estão sempre às voltas com o saber fazer a leitura diante do monitor de sinal vital, tranquilizando-se com os altos e baixos de curvas e se desesperando nas linhas retas, quando aplicam choques elétricos nos pobres de seus pacientes, que estão mais mortos do que vivos.
Os navegantes na Antiguidade tinham que fazer a leitura correta dos astros para não errar de destino e acabar na bacia das almas perdidas. Se o tempo fechava e o céu se tornava invisível, que remédio buscar senão esperar o dia chegar para o horizonte descortinar um fio de esperança? Nas lonjuras do mar, o gorjeio de pássaros significava a leitura de terra à vista e a salvação da lavoura. 
Os cineastas com uma câmera na mão e a ideia na cabeça obrigam-se a plasmar na tela a porra-louquice das imagens que fervilham em suas mentes. Como fazer a leitura certa do que se passa no inconsciente? E se vier do inconsciente coletivo? E se os problemas do artista predominarem na criação da obra? Quem decide é o público se, na sua leitura e visão, aceitar se aquelas imagens possuem conteúdo para calar fundo em sua alma.
Contudo, o bêbado que imagina poder voltar para casa, ao volante de seu carro, não está sabendo fazer a leitura certa do jogo. Até por já não se enxergar no espelho e perceber o espectro da Morte, à sua retaguarda, pronta para dar o bote em quem brincar com a vida e não demonstrar aptidão. Não tiver juízo e nadar contra a correnteza, morrendo na praia. Não assumir as rédeas de seu cavalo e permitir que ele salte a barranca, largando-o no meio do caminho.
Saber fazer a leitura certa da vida para bem escolher os seus passos e pensar da forma correta necessita da precisão de um médico, da clarividência de navegadores e da visão do artista, para não reduzir sua encarnação a uma paisagem morta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias