O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

UTOPIA CONCRETA

(Extraído do filme “Reidy – A Construção da Utopia”, de Ana Maria Magalhães, cuja temática da Utopia Concreta foi colhida do arquiteto francês Roland Castro em seu depoimento sobre o arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy, que se notabilizou com o Museu de Arte Moderna, construção essa que se destaca na paisagem do Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro).
O sonho é um dos caminhos por onde passa a verdade, dizia Enzo Siciliano. 
No entanto, o sonho é malvisto quando não realizado. Por outro lado, privar-se de utopias por conta de erros que se projetam no futuro, é um grande erro. Mas é forçoso reconhecer que existem utopias que possibilitam enormes avanços. Se bem geradas, são indispensáveis, principalmente na área da criação. 
Por exemplo, há utopias conquistadas como a folga remunerada, inventada na França em 1936, por influência do comunismo que se consolidava na União Soviética. Pagar os trabalhadores para não fazer nada seria utópico nos primeiros anos do século XX, e isto se tornou concreto. A Previdência Social era considerada uma utopia impossível de se pôr em funcionamento. Henrique IV sonhou com a Europa de quatro séculos depois. Vitor Hugo sonhou abolir com a pena de morte um século e meio antes.   
Logo, a utopia concreta é a verdade de amanhã.
A utopia concreta é simplesmente abrir a cabeça, tendo em mente o futuro, para ver concretamente como as coisas podem ser feitas. Não necessariamente irá se realizar em seguida, mas, em todo caso, as bases serão assentadas ou as linhas gerais traçadas ou os primeiros pontos assinalados ou, no mínimo, pensado primeiro de forma utópica, um pouco adiante de vago e etéreo, porém já dentro do espírito de torná-lo concreto, real e definido. 
A utopia concreta é perpetuamente a história da humanidade. Sua base é a utopia e quando isso se torna real. Na história da humanidade há sempre histórias e pessoas que sonham com outro mundo, e às vezes esses sonhos se realizam. Embora Leonardo da Vinci tenha falhado ao insistir em Ícaro para concretizar a utopia do homem voar. 
A história da arquitetura é plena de sonhos nascidos de rabiscos que foram tomando forma até se transformarem em realidade. Mas, para que saia do papel, é muito importante sonhar com intensidade em seus detalhes mais preciosos. Para a utopia se tornar concreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias