O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

A CRÍTICA – ILUSÃO DE ÓTICA

Jornal do Commercio (RJ)

 “Preocupado com as dicotomias amor/desamor, encontro/desencontro, fantasia/realidade, masculino/feminino e todos os aspectos recortados da trama da existência, Antonio Carlos Gaio define seu olhar ante a vida, em seu primeiro livro, ‘Ilusão de Ótica’, lançado pela Editora Sette Letras. ‘Não há verdade definitiva’, ele afirma através de uma linguagem de fragmentos e imagens que remete o leitor ao cinema, enquanto tece personagens conhecidos pela universalidade”
–(Leila Souza Lima – 18/05/97)

Lector

“Em uma linguagem ágil, marcada por um texto sutil, o carioca Antonio Carlos Gaio estréia na Literatura com uma reunião de 34 contos e crônicas. Destaque para O declínio da lua-de-mel, uma deliciosa reflexão sobre os costumes humanos. O livro fala principalmente sobre a ilusão e a realidade do amor.”
–(número 23 / 97)


Folha de Santa Tereza

“(…) Há que se destacar o predomínio da figura feminina nos contos de Gaio. São Isaurinhas, Jussaras, Maías, Sonjas, Cristinas, Elaines e muitas outras, sem contar as referências literárias a Dulcinéia, Isolda e Julieta. Há os homens, e às vezes como protagonistas. E às vezes até ‘virados pelo avesso’. Mas o mergulho no universo feminino é tão forte, que nos revela indiscutivelmente um narrador tentando com sinceridade despojar-se de um donjuanismo e machismo exacerbados para penetrar verdadeiramente na alma da mulher. Todas as buscas propostas no texto (a busca de si mesmo, do outro, de Deus, da liberdade, da sensualidade, do amor, da brasilidade) acabam, de uma ou de outra maneira, passando pelas mulheres.”

“(…) No entanto, o ficcionista, dentro dos limites literários, exprime sua vivência, sua visão de mundo, seus ideais, sem querer nos provar nada. E às vezes até acaba provando. É o que se dá em ‘Ilusão de Ótica’ (Sette Letras), livro de estréia de Antonio Carlos Gaio.”

— Cristina da Costa Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias