O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

AFINIDADE

Afinidades não são apenas tendências entre dois seres que se combinam. São sentimentos de percepção que se harmonizam sem necessariamente ambos concordarem entre si em gênero, número e grau. Afinidade é o mais indefinível dos sentimentos relacionados à percepção. Por ser de uma sutileza difícil de encontrar, algo muito raro. Mesmo porque, quando a afinidade se torna visível aos olhos dos demais, não há palavras para explicar tamanha conjunção de pensamentos ou de expressão, sem obrigatoriamente refletir uma igualdade. Por interpenetrar fundo na alma na forma mais delicada de que se tem notícia.
A afinidade faz fluir, como as águas de um rio, uma relação ou amizade sem se sentir o tempo passar. A conversa não acaba nunca, não há como pôr um termo, sempre ressurge e se reinventa. Mesmo que divirjam, o descrente que não precisa se reafirmar e o que aposta na esperança e no otimismo, sem haver necessidade de exaltar a fé. Mesmo que ocorra uma ausência prolongada de um deles, ou uma distância abissal se abrir inesperadamente, ou o destino provocar a própria impossibilidade, sem que nenhum dos dois tenha colaborado para essa interrupção.
Porque são espíritos que conversam entre si quando existe afinidade, no estado de encarnados. Basta qualquer reencontro para se retomar o nível de relação ou de diálogo. Vinte, quarenta, cinquenta anos, do tempo em que, meninos, estudaram juntos e tinham afinidades, mesmo pueris, no dia em que se veem de novo, vai prosseguir o companheirismo exatamente do ponto em que parou, até como resgate do passado. A afinidade vem de longe, não surgiu do nada, os afins são muito mais do que irmãos de sangue, são irmãos espirituais que transcendem até o próprio amor carnal, se a afinidade se manifestar dessa maneira.
A afinidade é um sentimento que geralmente incomoda a um terceiro que está no círculo de interação, propiciando crises de ciúme e possessividade, tamanha a afinidade que o exclui ou não consegue se incluir. Quando não é imprescindível passar pelo amor, mas forçosamente pela amizade, se a afinidade perpassa pela maneira de falar, de escrever, de confrontar suas ideias, atalhando sua linha de raciocínio sem que a discussão se exacerbe. Há afinidade de todos os tipos com quem vemos cruzar nossos destinos ou que apenas vemos passar ou com estranhos de quem nada sabemos ou até com pessoas de outros continentes que acabamos de conhecer.
Afinidade se origina de uma parte do cérebro humano, que ainda não se sabe como dispara. Provavelmente de paragens amplas e desérticas ainda não suficientemente exploradas, embora usadas por nós. Uma linguagem sem palavras. Pensam parecido a respeito dos mesmos fatos que emocionam e deixam profundas marcas. É aceitar o que vem do outro, esbanjando sensibilidade para chegar ao entendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias