O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

PESSIMISMO

Esse é o verdadeiro risco-Brasil e não o medido por índices econômicos: a nação é a 109ª em matéria de exclusão social, embora tenha avançado no combate ao analfabetismo e não se encontre entre os 40 países que concentram o maior número de miseráveis do mundo. No entanto, ostenta índices vergonhosos, mesmo se comparado a seus pares do Terceiro Mundo, ao claudicar na desigualdade social, no desemprego e na violência. Somos o 5º país mais populoso do mundo e o 9º dentre os 10 piores em concentração de renda; à nossa frente, Namíbia – a pior -, Lesoto, Honduras, Paraguai, Serra Leoa, Botsuana, Nicarágua e República Centro-Africana. O Brasil é o 3º em volume de desempregados: de cada 100 no mundo, 5 estão ao nosso redor. E não descobre a saída para explicar o 15º lugar em número de assassinatos por dia, atrás de Honduras, África do Sul e Colômbia nas 3 primeiras colocações.
Miseráveis correspondem a 50% da população do planeta, considerado o critério de pessoas que vivem com até US$ 2 por dia. Com US$ 2,77, o Brasil está um pouco melhor do que os miseráveis, liderados por Zâmbia e Nigéria. Dado revelador da evolução da espécie humana são os 736 milhões de jovens e adultos analfabetos no planeta – 1/5 da população mundial.
Se confessarmos que se esgotaram as esperanças na humanidade, teríamos que dar razão aos bandidos quando nos assaltam: “perdeu, perdeu!”. Que reste ao menos uma esperança débil, senão viramos seres abúlicos. Mas se cada vez se mata irracionalmente, volvemos a um estágio primitivo cuja inteligência estacionou num estado de apatia e imobilismo, sem capacidade de apresentar alternativa, seguir rumo distinto ou sustar a inevitável colisão com seu próximo. Quem tem mais a perder?
Os que só pensam em si, ao não admitir que seu ego seja trucidado por um tiro ou veículo assassino, ou mesmo uma doença maligna. Se vêem relegados ao abandono em seu microcosmo imaginário que tem por base a terra onde nasceu, quando não é uma ilha. Se tornam apocalípticos e começam a se arrepender de ter deixado descendência. O que é que os filhos e netos irão herdar? Um mundo de terrorismo em que se sacrifica a liberdade e a privacidade em nome da segurança? E cruzam os braços, sem entender pitibiriba. Esperando a banda passar.
Segundo Verissimo, todo preâmbulo é desmentido pelo que vem a seguir. “Eu não sou racista, mas…”, “eu não quero ser chato, mas…”, os pessimistas confirmam a regra: “eu não perdi as esperanças, mas…”. Voltados para o seu umbigo, com a vaidade martelando, por que nasceram tão mal-acabados? Ou com uma personalidade autocentrada em não se considerar respeitado e valorizado, em função de seu percurso e feitos. Jamais admitirão que perderam a capacidade de amar – se é que a tiveram. Pois se encontram ruminando etecétera, etecétera, etecétera…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias