O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Recentes
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

POSSE VERSUS OCUPAÇÃO

O STF inocentou ACM de violar o painel do Senado para obter a lista de votação de quem cassou Luiz Estevão. Por falta de provas, o recurso eletrônico, no nível de um hacker, não deixou vestígios. Depois de Arruda confessar ter agido em nome do presidente da Casa, embora descaracterizasse o crime, tratara-se de um erro meramente regimental. Seria o mesmo que o marido vasculhar o caderno de telefones de sua mulher para descobrir “o pilantra que está fazendo gemada com seus ovos”.
O juiz Átis do Pontal de Parapanema determinou a prisão do líder do MST José Rainha e de sua mulher, por formação de quadrilha e ocupação de fazendas. Sob o manto da luta pela reforma agrária, cometeu-se o crime de invadir terras particulares ou devolutas, pouco importa se produtivas ou não.
Contribuindo para aumentar a tensão no campo e regredindo ao velho dilema da República Velha, em que questões sociais eram consideradas caso de polícia, o pobre um criminoso em potencial, andrajos significam a própria marginalidade, vagabundagem a ser banida a todo custo. Uma perseguição política escudada na caixa-preta do Judiciário, se no Brasil cabem outros brasis, em São Paulo, outros nordestes.
Os estrangeiros escarnecem de nossa dimensão continental. Muito barulho por nada. Em um país de latifúndio, guarda-se a terra debaixo do colchão de quem tem poder e dinheiro. O acesso a ela somente através de compra ou herança. A ocupação é um processo histórico, de que outra forma a América foi conquistada? Perguntem aos indígenas. A posse se tornou instituição nas capitanias hereditárias, conferindo status ao processo de colonização que resultou no Brasil do senhor de engenho fornicando mucamas para gerar os nossos filhos, cuja violência maior é passar fome e não ter emprego.
A lei tem diversas interpretações, que o digam judeus e palestinos. O primeiro, de perseguido se transformou no deus bíblico que se vinga e castiga, enquanto o segundo, transcende do maometano para o terrorista. Quando o planeta foi gerado não havia donos. Quanta nobreza na terra, cuja função social de abrigar o ser humano propicia um clima ecumênico e suprapartidário, avesso ao autoritarismo que agride a boa-fé do nativo que acredita em que plantando, dá.
Por falta de provas, o senso atual de justiça acabará por nos condenar a assistir a um confronto sem fim, em que a ocupação colocará em xeque a mentalidade colonialista ainda predominante. Insuflará a autodeterminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias