O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Recentes
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

SALADA DE SUN TZU

Ao dispormos de nosso arsenal. Devemos fingir de morto. Se nos acercamos, fazer o inimigo acreditar que estamos longe; se longe, fazê-lo crer que estamos perto. Se ele está bem protegido em todos os flancos, prepare-se; ele possui forças superiores, evite-o.
Finja estar fraco e ele se mostrará arrogante. Ao ele relaxar num banho de imersão, apareça quando não estiver sendo esperado, ataque-o onde ele se mostrar despreparado. Não lhe dê sossego se insistir em pairar acima dos mortais e aparentar uma tranqüilidade bovina. Mas cuidado, só quem conhece os efeitos desastrosos de uma guerra longa pode compreender a suprema importância da rapidez em levá-la a termo.
A glória consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar. É melhor capturar um exército inteiro do que destruí-lo. Será vencedor quem souber quando lutar e quando não lutar. Foi o que não soube fazer Mike Tyson ao declarar que odeia sua vida, o modo como vive, ao pensar em ir para outro mundo na esperança de uma existência melhor na próxima encarnação.
Quando cercar um exército, deixe uma saída livre. Isso não significa que permita ao inimigo fugir. O objetivo é fazê-lo acreditar que é um caminho para a segurança, evitando que lute com a coragem do desespero. Não se deve jamais pressionar um inimigo desesperado. Sun Tzu é quem ensina na “Arte da Guerra”, escrito há 25 séculos, como tomar a iniciativa e combater qualquer inimigo.
Há quem acredite que o verdadeiro objetivo da guerra é a paz, a exemplo do sujeito que nunca expressa sua opinião. De que adianta, os outros não entenderiam. Contudo, um dia ele se esquece e se insurge contra aqueles que dão maus exemplos e se comportam como no tempo das cavernas. Lembram de Sun Tzu, o guerreiro inteligente impõe sua vontade ao inimigo, porém, não permite que ele lhe imponha a sua. E começam a guerra.
Visto que adoram comer cru, enlatado ou congelado. Deixando de provar os sabores dos cinco paladares fundamentais: ácido, picante, salgado, doce, amargo. Na salada de Sun Tzu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias