O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Recentes
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

UM GANHO HONESTO

Nunca diga dessa água não beberei, já ensinavam as tataravós com as quais não tivemos tempo de levar um lero.
Antônio Ermírio de Morais, à frente de um dos maiores grupos empresariais com negócios em ramos tão rentáveis como mineração, energia e papel e celulose, um crítico contumaz dos juros e do próprio sistema financeiro. Embora tenha nascido industrial e jurado morrer industrial, criou um banco para aplicar o caixa da empresa e poupar as tarifas escorchantes cobradas por outros bancos. Evoluiu para cuidar preferencialmente do dinheiro de outras empresas e de clientes institucionais como uma administradora de recursos, protegendo contra as oscilações do câmbio. Hoje opera com produtos sofisticados como o crédito direto ao consumidor, financiamento de automóveis novos e usados, e se prepara para entrar no segmento da construção civil.
Promissoras carteiras de negócios do Banco Votorantim o inserem entre as dez maiores instituições financeiras do país e já respondem por 20% do resultado geral do grupo comandado pela família do empresário. Nenhum outro banco apresentou um lucro tão vigoroso, principalmente se comparado pelo viés da experiência ou do gigantismo. Aproveitando a alta taxa de juros, a receita cresce à base de 100% ao ano.
Cansou de nadar contra a maré, declara tirar um ganho honesto dentro das regras do Banco Central, cristalizando no país a cultura de que é mais fácil e tranqüilo fazer fortuna com um banco do que investindo em produção. Deu como perdida a guerra contra os juros elevados ao vender o peixe de pegar o ganho e aplicar no setor industrial. Até a hora de descobrir que é melhor explorar o dinheiro dos outros e não botar nenhum seu na parada. Não arriscar um centavo a mais duramente amealhado ao longo da tradição familiar nas incertezas dos negócios. A consolidar o tema da avareza de Molière.
O maior negócio do mundo, depois do petróleo, com a vantagem de ser eterno. Que emprestou má fama aos judeus nos primórdios apenas pelo fato da agiotagem não estar ainda inserida no establishment e a usura constituir crime contra a ordem financeira. Além de ter desencadeado a 2ª Guerra Mundial a pretexto de quebrar a hegemonia do sistema financeiro e a especulação internacional.
Só faz jus a poder viver de juros e explorar esse setor de atividade econômica quem acumulou capital incessantemente. Sem preconceitos, como a universitária Rosie Reid, em Londres, que pôs a virgindade à venda na internet supostamente para pagar os estudos, ao câmbio de 10 mil euros. O destino de uma grande fortuna pode encobrir uma pobre menina rica. E lésbica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias