O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Recentes
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

INCONTINÊNCIA VERBAL

Se não tiver nada para falar, não diga, para não se comprometer. Não, não e não, três vezes. O risco do improviso implica em falácias e bravatas.
– Eu estou apanhando o tempo todo e não posso falar?
O orgulho da oratória aprimorada na porta de fábrica que deu substância às origens de líder sindical, valendo-se de uma técnica que lhe é inata para se comunicar com as massas e sentar no trono de Presidente da República. Com uma popularidade de 66% e nenhum adversário à altura, não tem por que se irritar com FHC, feliz da vida com o prestígio alcançado em palestras, terreno onde o professor dá aula. O fato do doutor honoris causa ter chamado os aposentados de vagabundos não autoriza Lula a relaxar e conclamar o povo a abrir a caixa-preta do Judiciário e afirmar que poucas cidades no mundo são tão limpas quanto a capital da Namíbia, nem parece África. Senão, o efeito Ofélia vira epidemia.
A derrota para o Severino na disputa pelo Congresso deixou Lula grogue, sem distinguir o delito do acobertamento de mandar um companheiro abafar denúncias de corrupção do governo tucano do auto-regozijo com a grandeza do gesto de repúdio à caça às bruxas.
– Não é possível que um discurso atravessado jogue por terra uma coisa com que todos vocês sonham.
Não é possível o presidente se imiscuir nos nossos sonhos e fazer valer o mito de que ele é beneficiário sob o pretexto messiânico de mudar o caráter elitista de nossa sociedade. Evitando o confronto com madeireiros e propiciando uma lista de ambientalistas marcados para morrer. A ponto de fazer parar no hospital a ministra do Meio Ambiente. Esconde o que é ruim e tira do sério opositores que miram no sóbrio como o calcanhar-de-Aquiles de Lula.
Queríamos tudo na ponta da língua. Mas Lula desviou para língua solta, língua presa, dar com a língua nos dentes, pagar pela língua e manter-se fiel ao mito e ser o que ele é. Ou devia ficar na encolha do samba de uma nota só? Aliado à banda larga dos 300 picaretas com que homenageou o Congresso. Se tiver que se manifestar, que o faça logo. Incontinenti. Sob o risco de o tacharem transformado pelos salões do poder, morrendo pela boca como os peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias