O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

VITALIDADE DE PICASSO

Picasso era energia pura. Einstein deveria ter desenvolvido uma teoria de relatividade específica que explicasse a associação de sua criatividade com a vitalidade e energia sexual demonstrada ao longo da vida em sua vasta obra.
Assim como Ícaro deu tratos à bola aos inventores do avião, Picasso inspirou o Viagra. Confirmando a teoria do funil de que só alcançam o panteão dos deuses alguns poucos extraordinários homens. Sua façanha chega a ser inacreditável porque passou pelo funil vestindo seus quadros de cubismo, ininteligível se vistos sob as cores e luzes do impressionismo ou simplesmente pirante para quem deseja transgredir esse mundo careta que insistem em legar geração por geração.
No cortejo de relacionamentos que Picasso gozou e sofreu, duas mulheres se suicidaram depois que ele morreu em 1973. Marie-Thérèse Walter, modelo do artista no fim dos anos 20, enforcou-se em 1977 e Jacqueline Roque Picasso deu um tiro na cabeça em 1986.
Jacqueline trabalhava na loja de uma olaria onde Pablo Picasso modelava suas famosas cerâmicas. O pintor, casado com Françoise Gilot, via seu relacionamento descer ladeira abaixo. Pulou a cerca em 1954 mas, até se apartar da antiga família, passaram-se sete anos. Tornou-se musa do pintor em sua velhice, sendo retratada mais de setenta vezes. Junto ao marido moribundo, lastimava-se: “não, ele não pode fazer isso comigo…”. Ele no leito, com 92 anos, e ela somente com 46, mergulhada em profunda depressão.
O neto do artista, Pablo, também se suicidou, na manhã do enterro do avô. Picasso havia se casado com a bailarina Olga Khoklova em 1918 e separado em 1935, tendo ela enlouquecido posteriormente. Aos 24 anos, Pablo viu-se impedido de assistir às exéquias do avô, devido a ordens de Jacqueline de não querer parentes no funeral. Arrasado, bebeu uma garrafa de água sanitária, vindo a morrer três meses depois.
Suicídio como mérito a Picasso, por enlouquecer de amor suas mulheres. E demérito, por enlouquecê-las em função do que aquele amor provoca e sentir falta quando ele se vai. Não ser mais seu. Quando ele morre. Picasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias