O que está por detrás da notícia em rápidas palavras
  
  
Arquivo
Arquivo
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

O ATEU SOFRE DE TRANSTORNO BIPOLAR ESPIRITUAL

Para você, ateu. Suponhamos que, ao morrer, você constate que tudo o que lhe foi dito a respeito do Plano Espiritual seja verdade ao abrir os olhos. Você caminha em direção ao portão do Céu e se depara com Deus, temendo o confronto.
Vai dizer o quê para Ele? “Como se atreve a criar um mundo em que há tanta miséria e não assume sua culpa? Isso é totalmente perverso. Por que eu deveria respeitar um Deus incoerente dado a caprichos, cruel a ponto de criar um mundo pleno de injustiça e de dor?”
E você acha que vai entrar? “Não, mas eu não iria querer. Eu não gostaria de entrar na Casa de Deus nos seus termos, completamente equivocados.”
Para que tanta arrogância em sua resposta? “Estou seguro de que Deus não pode existir por causa do mal natural horrível que ameaça o ser humano. Se Deus existisse, ele teria um monte de explicações a dar.”
Como o agnóstico responderia à mesma acusação usando sua própria visão de mundo? Buscando a comprovação científica, diria que, segundo Darwin, a evolução é impulsionada pela seleção natural da mutação genética mais vantajosa? Os seres mais aptos é que vão deixar mais descendentes? Então, epidemia, dor, sofrimento e parasitas são apenas a forma como o mundo funciona e evolui, e não culpa de Deus e a nossa existência estar coberta de erros. Onde encaixar a definição de certo e errado, se não quer que haja mutações de DNA e que os humanos evoluam?
O ateu costuma sofrer de transtorno bipolar espiritual, sem o saber. Ao afirmar que em razão de toda a dor que a depressão lhe causa, não iria querer livrar-se dela devido aos paraísos a que a depressão o remete, em termos de inspirações divinas e elevações criativas. “Não leve embora meus demônios porque você vai tirar meus anjos” – orgulha-se de como isso pode levá-lo a um alto grau de funcionamento e a uma vida de sucesso, mesmo sujeito a recaídas e apagões.
Então, por que é que o ateu não pode enxergar algo bem-vindo proveniente de fraquezas e debilidades dentro de sua própria vida? Ao resistir à remoção do defeito da bipolaridade. Por que não pode abrir sua mente para a possibilidade de que Deus permite o mal que testemunhamos no mundo com o intuito de alcançar maiores propósitos?
Esse é o ponto. Não constitui problema assumir a superioridade moral e julgar Deus como lhe convém, mas quando é para se fornecer respostas a partir de suas próprias convicções, torna-se extremamente difícil. Se quer realmente construir uma linha de argumentação convincente contra Deus, precisa vir com suas próprias soluções para os males que assolam o mundo e que sejam melhores do que a esperança oferecida aos fiéis em Cristo.
“Mas eu não sou a palmatória do mundo!” Você quer dizer que não é Deus, não é verdade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Carlos Gaio
Categorias